sexta-feira, agosto 04, 2006

APRENDER A FALAR AÇORIANO

Eu tenho a mania que facilmente aprendo línguas!
Como nestas férias estive num sítio onde o Português é ligeiramente diferente sobretudo por causa do sotaque, claro está que tive de fazer de macaquinho de imitação... houve uma tarde que até fiquei com dores nos maxilares porque eu achava que pra falar como os Açoreanos não podia abrir muito a boca... tipo o hipópotamo que diz coitadinho do corcodilo (conhecem a anedota?). Depois achei também que havia por ali um misto de Português com algum sotaque de um Inglês não sei bem de onde, o que acabou por tornar os meus intentos uma verdadeira palhaçada, não foi Fátima?!...
No entanto, antes da viagem e aquando da sua preparação, andei a fazer umas pesquisas na net e encontrei uma espécie de dicionário (que confirma as minhas suspeitas relativamente ao Inglês). Até já me tinha esquecido dele mas agora ao arrumar uns papéis antes de ír embora dei com ele, razão deste post.
E como eu sou uma gaja que gosta de partilhar, aqui ficam algumas palavras:

CAN'T
Significa que não está frio
Ex: O café está can't.

CREAM
Significa roubar, matar
Ex: Ele cometeu um cream.

DARK
Significa generosidade, dar
Ex: É melhor dark receber.

DATE
Vocábulo usado para mandar deitar
Ex: Date-se aí!

DAY
Vocábulo usado para dar
Ex: Day-lhe um presente.

ICE
Expressão de desejo
Ex: Ice ela me beijasse!

LAY
Norma a ser seguida
Ex: Roubar é contra a lay.

MAY GO
Pessoa dócil, afável
Ex: Ele é muito may go.

MUST GO
Significa mastigar
Ex: Ele colocou a pastilha na boca e must go.

NEW
Sem roupa
Ex: Ele saíu new de casa.

PART
Lugar para onde mandamos as pessoas
Ex: Vá para o raio que o part!

PAINT
Artefacto para pentear o cabelo
Ex: Empresta-me o paint.

SAD
Quando se precisa de água
Ex: No deserto as pessoas sentem sad.

VAIN
Do verbo vir
Ex: Eles vain hoje?

YEAR
Deixar, partir
Ex: Ele teve que year!


PS- Espero não ter ferido susceptibilidades... é que eu às vezes tenho a mania que sou engraçada!
Mas eu também sou daquelas que dizem doem-me os jolhos e os jouvidos! Isto pra não falar no gozo que levava no tempo da faculdade por causa de dizer que ía prás jaulas...

Um óptimo fim-de-semana é o que eu vos desejo! Eu cá, vou à ardeia!!!! ( e é melhor ír embora que já estou atrasada)

15 comentários:

Anónimo disse...

Já conhecia mas foi bom avivar a memoria:)

o alquimista disse...

Pois, o povo Açoriano, quando em 1432 chegaram os primeiros povoadores era constituido por vários escravos de linguas diferentes, mantiveram alguns termos e associações fonéticas ao longo de cinco séculos...é uma riqueza cultural que urge preservar igual à deslumbrante beleza das ilhas...

Um doce beijo

LurdesMartins disse...

P/Carla=> é sempre bom recordarmos!

P/Alquimista=> aprender nunca é demais! Obrigada pela lição! E pelo beijo doce... Beijinhos

P/Alex=> essa és tu, minha amiga! Mas acredito que depois de regressares de vez, tudo volta ao normal...( e não gostei nada de ler o teu último post!). Até breve!

P/Ice=> já reparaste que em Açoriano és uma expressão de desejo?!?!?
Olha que o chefe ainda te saneia...
Depois passas por aqui e vês o slide, vale?!

LurdesMartins disse...

Pois...

WHITE ANGEL disse...

Foi bom recordar estas expressões...
Beijos com carinho...

shark disse...

Nos açores principalmente em São Miguel não se diz pastilha mas sim gama!
Beijinho

Nota: Acredito que com mais uma visitinha aos Açores já falas "Açoreano"!

CarpeDiemBeHappy disse...

Espectacular!! Nunca tinha pensado de onde viria o sotaque deles:)Faz sentido!!
Estou a imaginar...um homem em cima do seu tractor e a dizer "Ice me beijasse"
beijinhos

LurdesMartins disse...

P/White Angel=> aposto que te pus um sorriso nos lábios... Beijinhos

P/Shark=> ups... meti o pé na poça... gama ou goma?! De facto bem que podia fazer um curso intensivo... não queres ser meu professor?!? Beijinhos e boas férias!

P/Carpediembehappy=> Olha outra! Pois é, leste o comentário d'O Alquimista?! Estamos sempre a aprender! Beijinhos

Dora disse...

Como te compreendo! Nos últimos dias tenho convivido com um Açoriano e existem mesmo coisas que eu não percebo mas sinto-me mal em pedir para repetir! Eheheh

LurdesMartins disse...

Bonito esse olhinho azul, Dora! Volta sempre. Beijinhos

Anónimo disse...

voces tem mas e inveja dos acorianos que voces sao todos uns continentais manientes eu tenho muito orgulho em ser acoriana criada no canada mas acoriana com todo meu coracao VIVA OS ACORES e voces por falar do nosso sotaque e as partes de continente que tem um falar tao feio por traz do montes e outras partes mais isso e tudo inveja da nossa rica cultura que voces nao tem igual agente

LurdesMartins disse...

Tenho muita pena que a menina não se tenha identificado...
Este post não foi feito para magoar/criticar ninguém. Foi tão somente um conjunto de definições a que eu achei piada, isto depois de eu ter passado umas férias em S. Miguel, que eu adorei, desde a paisagem às pessoas.
Não tenho inveja de ninguém, nem tenho razão para ter. Os Açores, que fazendo parte de Portugal, são uma região rica culturalmente mas também Trás-Os-Montes o é. E as diferentes formas de pronunciação das palavras mostram isso mesmo.
De qualquer forma, para quem vem fazer crítica, podia ter deixado um texto e não apenas um conjunto de palavras cuja ordem pode ser susceptível de difícil entendimento.

Anónimo disse...

Lurdes,
EU em felizmente li o teu comentario a respeito da lingua acoriana,o qual e triste de ver portugueses a fazer pouco de outras portugueses eu tambem vivo no canada a 33 anos, vou todos os veraos aos acores, eu sou da ilha terceira e adore a minha ilha, mas tambem ja fui a sao miguel cada ilha tem diferente sotaque, mas ninguem fala as palvras asiim da maneira que dises, e outra pessoa escriveu que os acorianos eramos escravos isso nao e verdade os premeiros acorianos vierao do continente do algarve, e se nao gostam dos acorianos nao vaiao la, na terceira sempre se falou inglis porque temos a base americana , tenho muito orgulho de ter narcido nos acores, e ja tive em continente em lugares que o sotaque nao e muito bonito e nao pus no internet, nos falamos todos portugues igual, cada qual a sua maneira ,o que deve ser respeitado.
UM ABRACO A TODOS OS ACORIANOS O MEU POVO VIVA OS ACORES.....

Anónimo disse...

e meu nome e Fatima Maciel

LurdesMartins disse...

Fátima Maciel, mais uma vez lhe digo que não era meu objectivo magoar ninguém. Aliás se reparar bem termino fazendo pouco da minha forma de falar e no quanto era gozada no tempo da faculdade por ser de Trás-Os-Montes e juntar os S's à primeira palavra que começava por uma vogal, soando por isso a J. Mas também, vim parar a um sítio onde se trocam os B's pelos V's e onde o sotaque é bem característico (os O's são muitas vezes lidos como OU's, os ÃO's como OM's, etc...).
Talvez um dia encontre um dicionário de transmontano-português e de tripeiro-português e publique aqui também.
É preciso sabermos rir de nós próprios!
Um abraço para terras canadianas onde também tenho família (junção de transmontanos com açorianos, por sinal!)
Beijinhos