quinta-feira, novembro 02, 2006

PEQUENO-ALMOÇO COM CHEIRINHO

Quase todos os dias pela manhã (quase todos porque por vezes por um motivo ou por outro acabo por não o fazer) dou um pulinho à padaria aqui ao lado para beber uma meia de leite de cevada acompanhada de um pãozinho com manteiga.
Gosto, sabe-me bem!
Melhor, eu gostar até gosto, só que ultimamente poucas vezes me tem sabido tão bem como deveria. Porquê?! Porque tenho tido um complemento ao meu menu.
Para não demorar muito, sou servida ao balcão. Aliás estou a entrar e já o meu pedido está a saír dada a rotina, o que acontece com a maioria dos clientes. E como sou uma rapariga cheia de sorte, tenho tido por companhia mais próxima e muito bem posicionada ora uma ora outra das meninas do escritório aqui do lado também.
Além de simpáticas estas meninas também têm a sua rotina. Chegam ao balcão acendem o seu cigarrinho e esperam pelo cafézinho que não tarda em chegar. Bebem o dito, consomem o branquinho até ao final e depois vão à sua vida.
Estão no seu direito, afinal não é proibido fumar lá dentro! Eu confesso, estou mortinha para que passe a ser! Sim porque estar a comer e juntamente com os alimentos ter que engolir fumo, não está com nada. E não, não vale a pena mostrar-me incomodada porque já o fiz e não resulta, muito pelo contrário.
Eu até era capaz de não ficar tão revoltada se as visse fazê-lo mas com algum recato, na tentativa (vã, é certo) de incomodar o menos possível, mas não, elas fazem-no como se não houvesse mais ninguém ao lado, autênticas chaminés em laboração! E nada as perturba, nem as pessoas que tossem, nem as que as olham de lado, nem as que tentam mudar de lugar, nem até as que saiem e voltam a entrar quando elas vão embora. Sim, lá diz o ditado, quem está mal, muda-se...

Olha esta, lá porque não fuma está armada em esquisita! Podem alguns de vós pensar acerca da minha pessoa. Sim, é verdade, não fumo (experimentei aos 13 anos e não fiquei cliente) e detesto o cheiro a tabaco, sobretudo quando estou a comer pois além de cheiro torna-se sabor também. E sim, concordo com o restringir de áreas para fumadores e não fumadores, mas até me dá vontade de rir de cada vez que entro num sítio e o lugar dos não fumadores é ao fundo de uma sala e a divisão desta com a outra é... o ar, e mais ainda, concordo em absoluto com a existência de locais onde fumar seja terminantemente proibido. Porque não se aplica aos restaurantes e afins o mesmo que nos aviões?!?! E não, não deixo de frequentar determinados locais por causa do fumo, mas aí a escolha é minha. E qualquer fumador em minha casa pode fumar, na varanda.
Liberdade para todos, sim, mas respeitando a dos outros!

A propósito disto mesmo, Sábado passado estava eu à espera de mesa no Capa Negra quando ao meu lado vejo duas senhoras com dois carrinhos de bebés com os filhos lá dentro. Uma delas fumava que nem uma desalmada, ali, mesmo em cima do seu próprio filho e do filho da sua amiga, bem pequeninos por sinal. Aquilo irritou-me mesmo! Ao menos que se desviasse das crianças, caramba!
Claro que aqui a má língua comentou o facto e até cheguei ao cúmulo de dizer: e quanto querem apostar que está à espera de uma mesa na sala de não fumadores?!?
E sabem que mais, só não me sai o euromilhões!

9 comentários:

laida disse...

CONCORDO, CONCORDO,CONCORDO!!!!!!
se querem fumar pois bêm, que fumem , mas que respeitem quem não fuma.
o meu marido tambêm fuma, mas respeita-me, a mim e aos filhos.
Não fuma dentro de casa ou no carro.
e tambêm me revolta ver mães a fumar ao pè dos filhos, mas infelismente vejo muitas, e atè gàvidas de cigarro na boca, enfim somos todos diferentes.
um beijo
x

Anónimo disse...

Apesar de não fumar, o fumo não me faz confusão nenhuma. No entanto, compreendo perfeitamente que faça a outras pessoas!
Beijinho*

ROADRUNNER disse...

Estou completamente de acordo contigo. O não fumar não pode ser uma imposição, uma ditadura, mas há que respeitar o direito a quem opta por não fumar. Por isso mesmo acho que a melhor solução será a criação de espaços próprios e autónomos para não fumadores que não interfiram minimamente com quem não quer ser perturbado pelo fumo dos cigarros.
Recordo que em alguns países já é expressamente proíbido fumar em qualquer tipo de lugares públicos.
Quando estive nos Estados Unidos, há já alguns anos, lembro-me perfeitamente de ver em Nova Iorque as pessoas às portas dos edifícios, na rua, a fumarem o seu cigarrinho e mesmo no aeroporto Kennedy, o único espaço onde se podia fumar em todo o aeroporto (que é enorme) era num espaço patrocinado pela Philip Morris (Tabaqueira americana).
Na Irlanda ainda mais rigorosa é a legislação, nem em pubs e bares se pode fumar.
Creio que a tendência será cada vez mais de ir de encontro a leis cada vez mais rigidas e restritivas quanto ao fumar, para bem da nossa saúde.
P.S.: Também já fui fumador.

Saudações!

... disse...

Agora é que me "lixaste"...
Leite de cevada????????????

Anónimo disse...

Olá, Miúda Gira

Plenamente de acordo contigo. Irrita-me, sobretudo, a falta de educação. Sim, porque é disso que estamos a falar, não é de direitos. No fundo é o velho princípio de que a minha liberdade acaba onde começa a dos outros. Aparentemente, tal princípio não se aplica aos fumadores, do ponto de vista deles, claro.
beijinhos
AS

Dina disse...

Também sou a favor que cada vez haja mais areas de não fumadores.

Não me venham cá com tretas as senhoras e senhores fumadores, porque não há ninguém que quando está a comer não se importe de levar com o fumo do cigarro, isso é mesma coisa que enquanto se come, estar alguém a limpar a mesa ou a lavar a chão com um produto de cheiro bastante forte - ninguem gosta!!!

O meu marido sempre teve o hábito de fumar em casa e deixou de o fazer no dia em que o meu primeiro teste de gravidez deu positivo.
Isso tornou-se um hábito tão grande que mesmo se estiver sózinho,ele não o faz em casa e o mesmo se passa no carro, mesmo se conduzir sózinho ele não o faz dentro do carro.
Ele não fuma dentro de um restaurante, mesmo se estiver na area dos fumadores.
Eu acho que a isto se aplica aquela frase "A nossa liberdade acaba quando começa a liberdade dos outros"

Quanto ás mães que fumam ao pé dos filhos - eu não tenho palavras- pra não falar daquelas que estão grávidas e a fumar.

Posso imaginar a tua irritação, enquanto comes o pãzinho com manteiga a bebes a meia de leite, que é a melhor coisa do mundo e vem daí uma vizinha e estraga um prazer desses.

Beijinhos

Eumesma disse...

É, também concordo contigo...

Mas isto é como quase tudo na vida, não existe respeito pelos outros, é isso e mais nada.

Também não fumo, e quando fui casada , o meu marido era fumador, mas fumava sempre na janela, ou fazia-o na rua, qd ia beber café...

Só me apetece dizer: que se envenenem, mas que o façam sozinhos, sem prejudicar ninguém, muito menos numa altura dessas, em que estás a tomar a tua refeição matinal e a engolir fumo ao mesmo tempo!!

Tenho dito!! :-)

Bjs e bom fds

LurdesMartins disse...

Eheheheheheh!!!! Só os não fumadores se pronunciaram...

Ó Amazing, leite de cevada!?! A nossa língua é mesmo traiçoeira... mas já te expliquei... leite com cevada!

Beijinhos a todos

CarpeDiemBeHappy disse...

Concordo!!
Adoro também tomar o pequeno almoço fora de casa. Detesto levar com o fumo dos outros quando estou a comer!

O respeito é muito bonito e eu gosto.

Beijinhos