É este o título de um novo programa da RTP dedicado à Língua Portuguesa.
Tenho que confessar que os canais públicos me têm surpreendido positivamente. Continuo a preferir a Dois, é certo (tem desenhos animados fantásticos e logo pela manhã), mas o canal 1 está muito melhor!
Foi por mero acaso que na passada Sexta-feira vi aquela que penso ter sido a primeira emissão. Gostei, gostei mesmo! Acho que está super bem conseguido, acessível e interessante no conteúdo, com um formato aliciante e apresentado por uma figura que, na minha modesta opinião, está talhada para tal.
A manter-se a programação, passa às Sextas-feiras pelas 21h. Vejam que vale bem a pena!
"É um espaço didáctico e ao mesmo tempo informativo e lúdico, divertido e com algum humor q.b.. Com seis/sete temas por emissão (em módulos), mas com a flexibilidade de se tratar um só assunto, sempre que a importância, as necessidades de abordagem ou a actualidade assim o aconselharem. Apresentado pelo actor Diogo Infante (que não raro participará em cenas recriadas do ponto de vista cénico), que fará a apresentação/ligação de cada programa, com textos em "off" ou complementares (diálogos, etc.) lidos pela jornalista Maria Flor Pedroso, o programa combina cenas ficcionadas, com imagens de actualidade e outras (arquivo, filmes, etc.), o grafismo, a animação, os diagramas, o vídeo e efeitos sonoros apropriados, misturados com imagens de depoimentos de especialistas ou em inquéritos de rua. A montagem acentua a vivacidade de uma língua tão variada como a nossa."
segunda-feira, outubro 09, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Olá,
Nos últimos dias de chuva, tem estado belo o universo e a lua brilha como os olhos das mulheres apaixonadas. É uma sedução que não consigo resistir. Refiro-me a ambas, à observação do infinito e ao olhar único das mulheres.
Subscrevo as palavras sobre as palavras. Continuo a preferir a Dois, mas por vezes consegue-se viajar pela Um. O programa creio que já vai no 3º capítulo e é a prova de que tudo se pode aprender com algum divertimento e alegria. A Física e a Matemática também. Se estas matérias permitem o estudo do universo, o bom Português permite-nos um diálogo mais rico com as estrelas.
Uma boa semana para ti.
Galileu, Galilei
também gostei do programa.É algo que nos ensina de uma forma diferente da que estamos habituados..
bjnho
gostei do teu cantinho
Também eu adorei o programa, acho que é importantíssimo (tendo em conta que se fala e que se escreve tão mal a nossa língua-mãe!). E, no fundo, não é isto o verdadeiro serviço público?
Bjo inspirado***
não vi... e que peninha... por todos os motivos e mais o Infante... abençoado serviço público! :)
beijinhos enormes
P.S: A senhora da canção não era a fantástica Ive Mendes, mas outra senhora, canadiana, chamada Feist... e Gatekeeper é realmente de arrepiar!
Quando li o título assustei-me, a língua Portuguesa é muito traiçoeira, está a ver?
Vou tentar ver na próxima Sexta-Feira, só depois é que posso comentar, mas já fiquei com as orelhas arrebitadas.
Beijinhos
Olá Galileu! Já tinha saudades tuas! Então o céu tem-te cativado?! Fico feliz por ti!
3º capítulo, heim... vê-se mesmo que eu e a televisão não nos damos muito... Beijinhos
Olá Maria, sê bem-vinda! E volta sempre, ok?!? Beijinhos
Nem mais Sofia, verdadeiro serviço público! Beijinhos
Obrigada pelo esclarecimento Giorgia. O Diogo Infante é um bónus ao programa! Beijinhos
Ice, sexta-feira às 21, canal 1. Aposto que ainda lá vais ver o teu truque para as palavras com ou sem tracinho... Beijinhos
É isso que a nossa Língua tem de fantástico, até traiçoeira consegue ser! E faz favor de ver com a filhota, ok?! Beijinhos
Não vi o programa, mas hei-de ver!
Concordo, canal 2 ou a RTP1 estão cada vez melhores. Enquanto uns se entretêm com novelas outros aproveitam para passar outro tipo de programações...espero que seja para durar.
Beijinhos
Eu nem costumo ver a rtp!
Na verdade (é triste,sei) quase que nem tv vejo e quando a ligo só estão a dar novelas.
Se não me esquecer hei de ver esse programa.
Jokas grandes
Também eu espero, Carpediem! Beijinhos
Carla, uma novela nunca fez mal a ninguém mas a quantidade que por aí anda só faz mesmo com que não se queira ver televisão! Beijinhos
Sem dúvida que a RTP 1 tem melhorado substancialmente nos ultimos tempos. Pena é que SIC e TVI continuem nas preferências dos portugueses.
Saudações!
Pois Roadrunner... mas cada um tem direito às sua preferências...
Beijinhos
Enviar um comentário