quarta-feira, abril 08, 2009

SINTO-ME UMA FRAUDE

Esta semana descobri que afinal eu, conforme me conheço, posso muito bem não existir. É verdade!
O meu BI, documento do qual agora me vai custar muito desfazer, já tinha um erro grave: a minha data de nascimento. Foi um castigo para me habituar a preencher documentos com a data legalmente correcta (já que não é a que eu sempre conheci).
Esta semana, descubro que para além de ter as impressões digitais dos indicadores estragadas (sim, leram bem, ESTRAGADAS), o meu nome para efeitos de cartão de cidadão não é o meu nome. Confusos?!? Também eu fiquei!!
A máquina que lê as impressões digitais acha que os meus dedos "fura-bolos" estão estragados para o efeito. Não conseguiu fazer a leitura. Safaram-se as dos "pai de todos" (médios).
E depois vem a história do nome.
Então se toda a vida o meu BI apresentou o nome Lurdes, porque é que agora esta porcaria de mini-cartão-cinco-em-um vai ter que ter nas fussas um Lourdes?!?!??!
"É a informação que está no seu registo de nascimento." - diz o caramelo que me atendeu.
Lá lhe expliquei que sempre escrevi o meu nome com U e não ía ser agora aos 35 anos que ía ter que me habituar a escrever com OU.
Depois de se levantar e ir questionar alguém mais entendido no assunto, digo eu, sai-me com esta: "O nome vai ter que aparecer assim, mas pode continuar a assinar como sempre o fez que não há problema. Se quiser fazer a alteração, então dirige-se à conservatória e pede uma mudança de nome."
Lurdes respira fundo, conta até 10 e assina o papel. Mas indignada até à ponta do cabelo mais comprido!

Agora só me falta que me ponham problemas com o resto das coisas que tenho no meu nome, porque no meu mini-cartão-cinco-em-um não diz a cara com a careta.
Já me tinham dito que eu não existia. Nunca levei a coisa a peito. Mas afinal...
Será que eu existo mesmo?!?!??

10 comentários:

Unknown disse...

Existires existes, eu já testemunhei a tua existencia em
carne e osso (mais osso que carne isso é verdade:)Quanto ao nome,antigamente nos registos faziam-se muitos erros,mas o teu até fica giro,és como a filha da Madona!
Beijinhos - Lourdes.

Marisa disse...

OH God...
Esse cartão é que é uma fraude isso sim... O meu pai já la teve que ir 4 x´s, porque punham sempre algum dado errado...
Provavelmente és mm LUrdes e eles agora estão-se a armar.
Nunca vi ninguém com a impressão digital estragada, só mm tu, se não nascesses, tinhas que ser inventada :P

Jokas

Dina disse...

Eu estou mortinha para fazer o meu cartão único. Pode ser que assim volte ao meu nome original já que mo mudaram quando vim para Portugal...

Anónimo disse...

Já me ri à medida que ia lendo, é inacreditável.
Para a próxima aconselho-a a preencher o livro de reclamações o Amarelo, sim disse bem, é que não existe só o Vermelho. Pelo que me informaram o amarelo tem de existir nesse tipo de organismo público.
Assina:
Drª Flor
Boa Páscoa

Anónimo disse...

Já me ri à medida que ia lendo, é inacreditável.
Para a próxima aconselho-a a preencher o livro de reclamações o Amarelo, sim disse bem, é que não existe só o Vermelho. Pelo que me informaram o amarelo tem de existir nesse tipo de organismo público.
Assina:
Drª Flor
Boa Páscoa

Carracinha Linda! disse...

Engraçado... no inicio de 2008 qdo tive que tirar novo BI por causa da mudança de residência, presenciei uma senhora que assinou o BI com LOURDES e não aceitaram isso porque, segundo disseram, em Portugal LOURDES não existe. Lá teve a sra que ir preencher um requerimento a explicar que tinha sido registada com esse nome e que sempre o teve assim nos BI's. Agora contigo é ao contrário...

Entretanto eu já tirei o tão falado cartão... além de mal se ver o meu nome, estou com cara de poucos amigos... é que nem se pode mostrar os dentes (ok, o meu aparelhometro também não ficava muito bem na foto!) nem sequer mostrar um sorriso...

Enfim...

~Boa Páscoa!

Bjs

Gio disse...

Bem eu quando la fui com as minhas unhas de gel enormes, queriam que eu as cortasse LÁ para poder por os indicadores que não acentavam em condições. Eu disse que sim, que se me dessem 50 euros para a seguir eu ir por umas unhas novas, estavam a vontadinha... e la ficaram as impressões sem o biquinho da ponta do dedo... e mainada.....

Dina disse...

Até parece que estava a ver o (Nós por cá), podias lá ir, era mais uma história a juntar há desses cartões do cidadão que parece que estão a dar muitos problemas.

:)Bjs

Anónimo disse...

Antes de mais, parabéns, o teu blog está lindo!!!!!!!
Já à muito tempo que aqui não vinha...
Lurdes ou Lourdes, nascida a 15/08 ou a 15/09...que interessa? Segue aquela frase que tanto gostas (bem, um bocadinho alterada por moi), não vales pelo que aparece no teu mini cartão 5 em 1, mas sim pelo que diz a tua certidão...ups, afinal o erro começou aí! hihiiiiihhhh
Bjs
Ice

LurdesMartins disse...

Sabem que mais?! Acho que quando o cartão chegar, o vou devolver por defeito. É isso mesmo!

Beijinhos a todas.