segunda-feira, setembro 11, 2006

UMA AVENTURA NO GERÊS (I)

Esta foi de três dias, com oito dos Passageiros da Eternidade. As notícias davam conta de uma grande área ardida mas felizmente por onde passamos, não vimos sinais da catástrofe.
Saímos dia 31 de Agosto, 5ª feira, divididos em dois carros: o das teens (bem, não tão teens como isso... mas pronto) e o dos crescidos. Num misto de ansiedade e alguma preguiça por parte das "teens", fizemo-nos à estrada. Pela primeira vez, parecia que tínhamos todo o tempo do mundo pois quando pusemos as mochilas às costas já o calor apertava e bem! Pudera, eram já 11 horas! Apesar dos avisos da gente da terra, querendo evitar que ficássemos doentes, deixamos Pitões das Júnias. Para quem como eu esperava uma caminhada mais macia (já que as mochilas estavam muito mais pesadas que o habitual), bastou a primeira hora para mostrar o contrário. A hora das refeições foi desta vez muito mais desejada... queríamos aliviar o peso das costas e as latas de pêssego massacraram o meu rabiote durante um dia!!! A primeira refeição foi deliciosa! O Acácio brindou-nos com uma saladinha de bacalhau feita por ele mesmo (e foi aqui que nos fomos apercebendo das qualidades domésticas dos cavalheiros) altamente apreciada à sombra de umas árvores que pareciam ter sido ali colocadas de propósito, para nós.
O sol apertava mas o caminho esperava-nos e por isso lá continuamos, protegidos pelos chapéus, bonés ou lenços. Tivemos quase sempre como companhia a capela de S. João, construída no topo de uma fraga (num dos pitões, diria eu!) tão alta, tão alta, que a mesma se torna visível de ínfimos ângulos e locais. A romaria lá acima deve ser algo digno de se ver!
E o sol continuava a apertar... e as reservas de água a decrescerem... e onde devia passar água só víamos secura... e o sol teimava em aquecer... e a busca por água potável tornou-se uma obsessão.
O nosso destino eram os carris (o tecto do mundo em Portugal, diria eu!) e numa das mais agrestes subidas que já fizemos, acontece o impensável: um dos rapazes perde momentâneamente a capacidade para continuar. Nesse momento não sei o que mais me doeu, se o sol que me queimava a pele, se o cansaço misturado pelo suor causado pela subida íngreme, se a cor da cara dele... mas como por cada coisa menos boa que acontece a alguém outros ficam a ganhar, todos tivemos um merecido descanso! Ficou comprometido o nosso objectivo, é certo, mas mais importante que alcançar um objectivo, é saber contornar as dificuldades! Acampamos por isso num outro local, um pouco mais lá à frente, com a certeza de que era necessário encontrar água. Seis da tarde e montamos as tendas num descampado que nos dava a imagem correcta do que ainda teríamos de subir para chegar aos carris.
Conseguimos encontrar umas poças de água, o que nos permitiu alguma tranquilidade. Fervemos uns litros e engarrafámo-la. À sede já não morreríamos! Ficou o banho por tomar, mas as toalhitas fazem milagres!!!!
Depressa o sol se retirou e o jantar foi já em lusco-fusco, numa descontracção e alegria que só estas situações permitem. A temperatura começa então a diminuír drasticamente e o meu kispo, que já tinha servido de motivo de troça, soube-me pela vida!
A noite sentia-se gélida (ainda bem que não chegamos aos carris, pensei eu!) mas ainda tivemos tempo para namorar a lua e as estrelas que se mostraram simplesmente... divinais!
E não tivesse sido a minha mantinha (mais um motivo de chacota), alguém teria morrido de frio...

(continua)

13 comentários:

WHITE ANGEL disse...

Será que chegaram aos carris????
Penso que sim...
Fico à espera da continuação do passeio...
Beijos com carinhos...

Anónimo disse...

Olá,

Miúda Gira, gostei daquela "os crescidos". É bonito e afasta o "drama" da verdade. O resto, foi assim.

AS

Anónimo disse...

Eu não conheço o geres, quer dizer so fui lá uma vez e de passagem, mas gostava de ir com tempo!
Quero saber o resto do passeio,
beijos

Anónimo disse...

Andaste a fazer um diário enquanto caminhávamos e eu não dei conta??? Ai, ai...
E vais contar tudo??????
Adorei.
Bjinhos

Anónimo disse...

Grande aventura, não é para qualquer um e acampar nesses sítios dizem que é lindo, mas e os animais, não se cruzaram com nenhum?
Gostava de saber onde ficam os carris.
Isso é bom para perder calorias era o que eu precisava.
Estou surpreeendida com o seu espírito de aventura, onde é que foi buscar essa energia? Bravo!.!.!.!
Espero pela continuação...
Bjs.

CarpeDiemBeHappy disse...

eheheh...grande surpresa este teu blog!
Gostei da tua montagem das fotos e da tua apelidagem dos crescidos e das teens!:)
O teu texto está muito bem conseguido....a parte pior desta caminhada foi realmente a falta de água...e o frio de alguém...bem que te gozaram por levares a mantinha...;)
Também gostei das aulas de astronomia que nos deram.....
Fico à espera da continuação....
beijinho

... disse...

Pois, acredito que tenha sido do melhor e uma experiência inesquecível.
No entanto, acampar, eh pá, isso ainda não me entra lá bem na cabeça.
Eu acho que ficava mesmo na pousade de S.Bento.
KISS

Dina disse...

Obrigada pelo apoio, foste mais corajosa do que eu, estava farta de pensar o que fazer com aquele comentário e tu deste a solução.

O teu texto está muito bom, a aventura começou bem, estou curiosa para lêr a continuação... e as fotos, não vamos vê-las mais de perto?
Jokinhas

Anónimo disse...

Oh Lurdes, mas que grande aventura... a tua narração e descrição é tão perfeita, que começei a sentir um cansaço tremendo e uma sede de morte... és uma valentona!...
então e os carris? em chegando lá apaharam o comboio?????

LurdesMartins disse...

Cada vez gosto mais disto! Vocês alegram os meus dias de trabalho solitário...

P/White Angel=> será que sim, será que não?!?! Não percas o próximo episódios! Beijinhos

P/AS=> ora então, vocês são crescidinhos... e como diz o outro "drama é querer saciar a sede não ter o que beber" (aonde é que eu já vi este filme?!?!?) Beijinhos

P/Carla=> o Gerês merece muitos passeios Carla! E olha que todos serão diferentes! Todo parque é feito de variadíssimas paisagens... lindo!!! Beijinhos

P/Helena=> surpreendi-te?!?! Então tu que me deste guarida não reparaste no meu mini bloco?!?! Estou brincar... espero não cometer muitos erros de memória! Beijinhos

P/Ice=> fizeste-nos falta... mas de facto a saladinha estava minhamiminhami!!! Beijinhos

P/Florinda=> Sim, já por várias vezes nos cruzamos com animais. Os garranos (cavalos selvagens ) são liiindos e houve uma vez que almoçamos mesmo pertinho de umas vacas fofinhas. Desde que não me cruze com lobos, por mim tudo bem. Os carris ficam bem lá no topo e oferecem uma vista magnífica! Chama-se assim a esse local, pois segundo o que me explicaram, em tempos houve ali uma exploração de minério e os carris serviam para transportar o dito. Quanto à energia... muito cola cao quando era mais piquena... Beijinhos

P/Carpediem=> ainda bem que gostaste! Mas melhor foi ter estado lá, não foi??!! As coisas que nós aprendemos com aqueles rapazes!!! Beijinhos

P/Amazing=> seu preguiçoso! Assim é que se conhece o verdadeiro Gerês em todo o seu esplendor!!! Mas a pousada de S. Bento também não está nada mal, não senhor! Beijinhos

P/Dina=> Não tens de quê, eu é que não aguento palermóides... Agucei-te a curioidade?! Não percas o próximo episódio! Quanto a fotos mais próximas... talvez outras. Beijinhos

P/Esmeralda=> ó rapariga, tu vai ao café beber qualquer coisa! Não quero ser acusada de matar ninguém!!! Olha que às vezes um comboinho naquelas bandas dava cá um jeitaço... Beijinhos

Meus queridos, amanhã há mais!

Anónimo disse...

Olá, Miúda Gira
Obrigado pela tua visita e pelas palavras que deixaste. A saudade é de facto isso e um pouco mais. É aquela dor de estar sempre presente alguém que está ausente, sobretudo quando essa ausência está tão perto e quase lhe podemos tocar.
beijinhos
AS

Giorgia disse...

gostei tanto de te ler... fez-me lembrar os acampamentos com os meus escoteirinhos... por esse pais fora, de mochila ás costas... :) é esse o espirito!

beijokas

LurdesMartins disse...

E é tão bom, não é Giorgia?!?! Beijinhos