terça-feira, janeiro 23, 2007

O QUE EU QUERIA SER EM GRANDE QUANDO ERA PEQUENA

Finalmente respondendo ao desfio que esta menina aqui me colocou!
O que eu queria mesmo ser em pequena era... rapaz! Mas não quando fosse grande! Eu queria ser rapaz quando era pequena! Ser rapaz era muito mais fixe, mais divertido: jogar à bola, à bilharda, aos carrinhos, subir às árvores... e poder brincar a qualquer hora sem ninguém a dizer-me que é preciso aprender a bordar ou a cozinhar ou a fazer renda ou a arrumar a casa! Ser rapaz era tão mais porreiro!!!
Mas como o que para aqui interessa é o que eu queria ser quando fosse grande (por esta altura, suponho eu, apesar do meu pouco mais de metro e meio), eis então os meus devaneios:
- depois de entrar para a escola e porque a minha irmã mais velha também o era, queria ser professora primária (actualmente professora do 1º ciclo, vamos lá dobrar a língua!);
- depois de ler um dos livros da Anita, queria ser bailarina;
- acho que cabeleireira a dada altura também me passou pela cabeça;
- lembro-me de brincar às empresas e pedir balancetes (coitada! mal sabia eu o que eram balancetes!!!). Acho que esta fase teve a ver com uma novela portuguesa que dava na altura;
- também cheguei a pensar que podia ser escritora! Além das participações no jornal da escola, ganhei no 8º ano um concurso literário que me valeu para além dos aplausos e o reconhecimento na comunidade, um livro de poemas de Fernando Pessoa;
- já no 9º ano e como a curiosidade era muita, escolhi saúde, mas depressa cheguei à conclusão que não tinha queda nem para médica nem para enfermeira nem para qualquer outra coisa que envolvesse sangue, agulhas e afins... e dissecar animais em biologia?!?!? Uuuuurrrrggggghhhhh!!
- a física e a química ainda me piscaram o olho, à custa das olimpíadas, mas foi sol de pouca dura;
- optei então por letras mas uma reunião de emergência na escola C+S de Alfândega da Fé em Setembro de 1988 mudou para sempre o meu rumo! Poucas pessoas estavam inscritas na área de economia, o que punha a sua continuidade em causa, e para não ficar sem alternativas a escola apelava a quem por ventura não tivesse pensado bem no assunto (principalmente aqueles que até sempre tinham gostado e sido bons alunos a matemática) a fazê-lo à luz deste novo factor. Os meus queridos irmãozinhos mais velhos, que por esta altura já andavam no mundo dos negócios, também ajudaram à festa... e lá me mudei, eu e mais 3 ou 4. E começou a minha vida no mundo das ciências económico-sociais.
Esta minha escolha valeu-me um bacharelato em Contabilidade e Administração (algures neste início ainda me assolou a ideia de tirar um curso em Educação Física - o futebol era a minha paixão - mas o sentido de responsabilidade falou mais alto e dediquei-me à causa... das minhas actuais dores de cabeça, diria eu!) e mais tarde uma licenciatura em Gestão de Empresas. E cá estou eu, rodeada de papéis e números por todos os lados!
O mais engraçado disto tudo é que eu até brinquei às empresas (o que em criança até nem é nada normal, pois não?!?!?) e até mesmo professora já tive oportunidade de ser, tanto na área de economia como agora no Inglês com os miúdos (o regresso às letras estava destinado!). Portanto, apesar de meia perdida e de decisões tomadas um pouco ao sabor do vento, eu hoje sou aquilo que em pequena até cheguei a pensar ser! Bem, também não preciso exagerar... sou, mais ou menos...

E agora passo o desafio a mais 3! O que é que vocês queriam ser quando fossem grandes, heim? E que tal se saíram? Quem?!?! Vocês:

21 comentários:

Gio disse...

E lá fiquei a saber mais um bocadinho a teu respeito o que foi muito engraçado e interessante.

laida disse...

saíste-te muito bêm!!!
Mas quiseste ser muita coisa, não achas??
Eu não fui tão sonhadora.
um beijo

Anónimo disse...

Bom... em pequena queria seguir os passos de todos os meus irmãos que.... eram emigrantes! Era muito aventureira, adorava conhecer lugares, extravasar a liberdade que me era, de certa forma, proibida! Nunca pensei num curso em concreto, embora o meu pai quizesse que eu fosse Terapeuta, porque tinha um irmão doente a precisar muito desses cuidados. E eu cresci com essa ideia, que não era minha, mas dos outros! Segui Biologia,e adorei, mas desisti no 9 ano devido a problemas familiares. E acabei por fazer aquilo que nunca me tinha passado pela cabeça, e que até nem tinha queda nenhuma! Vim parar na Função pública, ás voltas com contabilidades e afins (imagine-se nunca fui grande coisa a matemática!) Estudei de noite, no curso Técnico de Contabilidade e passados muitos anos aqui me aguento e até gosto! Mas no fundo ainda sinto a falta de algo mais criativo, aventureiro! Mas enfim, a vida tem destas coisas!

Anónimo disse...

Eu queria ser professor de portugues e francês!!! Com tanto desemprego no seio educativo, onde estaria eu? hihihi...hoje sou empregado escritorio! Bjs

Anónimo disse...

Vou postar sobre isso, mas eu era assim...queria muita coisa, ou nem sabia o que queria ser.
Lol.
Beijokas grandes

Anónimo disse...

AAAAIIIII :'D
(Por acaso, quando era menina, não queria ser rapaz, mas tinha curiosidade em saber como seria ser rapaz! :P )
Beijinhos***

o alquimista disse...

Uffff...quando for grande quero ser um bruxo...! Agora a sério li devagar e cuidadosamente o teu texto e...a vida é mesmo assim nem sempre somos ou fazemos aquilo que gostariamos...mas tu pareces-me uma pessoa feliz...


Doce beijo

Anónimo disse...

Também quis ser baillarina, professora de Francês e mais tarde professora de Educação Física e como gosto de desporto, mas como sabe sou empregada de escritório.
Em termos profissionais não acertei nada, já a Lurdes aonde sempre a rondar as suas actuais actividades...Cheia de Sorte ou Saber!
Também podia ser escritora, tem vocação.
Bjs.

Gio disse...

Queria fazer-te uma pergunta mas não tenho como.... maila-me se quiseres... gioconda_gorda@yahoo.com.br

António Melenas disse...

Olá Lurdes,
Vejo que tens neste momento 3 cuscos online, Um deles sou eu.
Pois eu queria ser dtective (influência dos filmes) ou jornalista e escritor. Afinal fui ferroviário (que é muito parecido!!!) Mas escritor estou agora, depois de velho a fingir que sou e só por força dos benditos blogues. Também achava que deveria fazer um filho, plantar uma árvore e publicar um livro. Já fiz um filho (que é uma filha) e já plantei várias árvores.
Só me falta uma das condições. Ninguém é perfeito
Bjs.

Dina disse...

UFA!!!... isso é que foi escolher profissões, foram muitas não foram?
Um beijo

Alexandra disse...

Mais uma curiosidade sobre ti, é sempre bom

beijos

LurdesMartins disse...

Pois é Gioconda, grão a grão...

Quê, tu também quiseste Ice?!??!

E continuo a sonhar Laida! Vê lá que agora até gostava de ser rica!!!

Somos então colegas, Linda! Bem-vinda!!!

Vê as coisas pelo lado positivo Gaybriel, assim tens emprego!

Ó Carla, eu ainda hoje acho que não sei o que quero ser quando for maior...

Sofia, eu era a verdadeira Maria-rapaz!!!

Tenho os meus momentos Alquimista! mas olha que agora que falas nisso, eu se calhar também gostava de ser bruxa...

... ou azar, Florinda! Eu ainda aí aprendi umas palavritas em Francês e também alguma coisa de escritórios... além de por guias por ordem numérica...

António, seu grande cusco! A veia de detective ainda está aí, é?!?!? Benditos blogues que nos dão a conhecer tanta coisa e pessoas interessantes! Deixe-me que lhe diga que faz de conta muito bem! Tão bem que para preencher essa terceira condição só falta mesmo arranjar um editor pois o material é do melhor!

É que eu sou gosto de ter por onde escolher, Dina! Às vezes escolho é errado...

Pois Alexia, mais um bocadinho de mim.

Beijinhos e voltem sempre que eu gosto muito de vos ter por cá!

WHITE ANGEL disse...

Eu quis ser muita coisa...

P.S. Vou para o tal paraíso que tu coneceste recentemente sim :))))))

Beijocas...

WHITE ANGEL disse...

*conheceste

Alexandra disse...

veio aqui uma bruxa dizer que a menina vai ser castigada se não escrever hoje

beijos :D

Eumesma disse...

Pois, é, tem sido um percurso com muitas profissões diferentes, pelo caminho da vida...:-)

Mas o que interesa é que actualmente estejas a fazer algo de que gostas e que te sintas feliz...:-)

Bjs

P.S. Obrigado por teres respondido.

david santos disse...

Olá!
A grandes, todos chegámos. Já se somos o que queríamos!
Grande texto.
Parabéns.

Giorgia disse...

não são estanhas as voltas que damos para chegarmos ao ponto de onde afinal partimos??

beijinhos grandes

Fernanda disse...

Olá
Sou mãe... avó...tenho um bom companheiro... SOU FELIZ!!!

Tudo de bom para ti.

LurdesMartins disse...

És uma sortuda, White Angel! Posso ír contigo?!?

Ó bruxa, em minha defesa devo dizer que ontem não tive tempo... mas hoje já postei!

Tenho dias, Eumesma! Vou-te confessar uma coisa: é o meu trabalho... foi mais ou menos a minha escolha... mas não +e isto que me faz feliz!

Olá David, seja bem-vindo! Ainda bem que gostou do meu texto, fico lisonjeada! Volte sempre!!!

Giorgia, tu tens mesmo sentido de oportunidade! Não é que é mesmo isso e às vezes nem reparamos?!?!

Fernanda, e eu fico feliz por si!

Beijinhos