quarta-feira, janeiro 19, 2011

O PORQUÊ #4

COMER MUITO QUEIJO
Significado: Ser esquecido; ter má memória.
Origem: A origem desta expressão portuguesa pode explicar-se pela relação de causalidade que, em séculos anteriores, era estabelecida entre a ingestão de lacticínios e a diminuição de certas faculdades intelectuais, especificamente a memória.
A comprovar a existência desta crença existe o excerto da obra do padre Manuel Bernardes "Nova Floresta", relativo aos procedimentos a observar para manter e exercitar a memória: «Há também memória artificial da qual uma parte consiste na abstinência de comeres nocivos a esta faculdade, como são os lacticínios, carnes salgadas, frutas verdes e vinho sem muita moderação, e também o demasiado uso do tabaco».
Sabe-se hoje, através dos conhecimentos provenientes dos estudos sobre memória e nutrição, que o leite e o queijo são fornecedores privilegiados de cálcio e de fósforo, elementos importantes para o trabalho cerebral. Apesar do contributo da ciência para desmistificar uma antiga crença popular, a ideia do queijo como alimento nocivo à memória ficou cristalizada na expressão 'comer muito queijo'.

quinta-feira, janeiro 06, 2011

AGRADECIMENTO

Quero muito agradecer, do fundo do coração, àquela empresa cujo nome começa por PAR e termina em FOIS, o facto de ter aberto uma excepção aqui à minha pessoa. Afinal, só pôs em causa uma das suas regras básicas de funcionamento: trocar um artigo apesar de não ter talão nem de oferta nem de compra. As etiquetas que acompanham o produto, basicamente, parecem não servir para nada.

Gostava também de parabenizar (andava mortinha por usar esta palavra tão... acordo ortográfico) a mesma empresa, pelo facto de dar uma formação tão intensa às suas funcionárias. Sim, para meu bem, a menina que me atendeu ontem na loja do Norte Shopping, fez logo o favor de me elucidar sobre os eventuais problemas que sobre mim podiam recaír caso utilizasse o livro de reclamações.
E porque a funcionária em causa era um amor, aproveito para lhe pedir desculpas pelo facto de não ter demonstrado toda a minha alegria e gratidão pela excepção feita à minha pessoa.

São momentos como este que nos mostram que afinal o impossível às vezes pode tornar-se possível.