terça-feira, outubro 09, 2007

MAS EU NÃO DESISTO

Está mais que comprovado, não tenho jeitinho nenhum para fazer bolos. Em minha casa sempre tinha a desculpa que o forno não era grande coisa mas agora...
Durante a minha vida já tive grandes aventuras à custa da pastelaria. Desde um bolo de chocolate que ficou uma verdadeira pedra até ao bolo líquido de crosta dura, já me aconteceu de tudo. E os suspiros que fiz pr'aí com uns 10/12 anos que me levaram a detestar amêndoa pró resto da vida?!?! E o bolo que neste verão estraguei à minha mãe porque quis ser eu a bater e depois não consegui desfazer a manteiga?!?!
Pois, sou um zero à esquerda nestas coisas dos doces. Mas tenho muito jeito pra fazer sobremesas instantâneas! Quer dizer, achava eu! Quer dizer, eu ainda acho. Acho é também que as indicações dos pacotinhos (com os passos a seguir) nem sempre são as mais correctas.
Então não é que este Domingo, que tinha decidido fazer uma torta de laranja, acabei por fazer bolo queimado de laranja?!!
Compras no supermercado: compota de laranja e bolo de laranja instantâneo (o pacotinho que só é preciso verter na forma).
Em casa: untar forma, despejar o conteúdo do pacote no tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 180º graus. Até aqui tudo bem!
Diziam as indicações que se a forma fosse redonda levaria 30 minutos a cozer, se a forma fosse quadrada levaria 40. Logo aqui a coisa não me pareceu bem. Então na forma quadrada o bolo não é bem mais baixo?! Controlei pra meia-hora pelo sim pelo não. Ainda não tinha passado o tempo e já me cheirava a queimado. Eu com a cabeça às voltas a pensar como enrolar o bolito e o gajo queima-se-me!!?!!?!!
Lá tirei o dito cujo, que logo pra chatear não queria sair da forma, ao qual tive que cortar os rebordos (queimaditos, pois claro!!!) e cujo fundo (depois de saír da forma o cimo) também se encontrava assim, pró escurito! Não tenho mais nada, raspo-o até ao limite e depois toca de entornar a compota pra cima dele. E não é que até ficou bem bom!!?!?!! Com um cházinho tunisino a acompanhar e até me esqueci que era bolo queimado...
Mas eu ainda hei-de fazer a torta, ai hei-de!

16 comentários:

CarpeDiemBeHappy disse...

E eu a pensar que não tinha jeito para essas coisas!:):)

Beijinhos

Mina disse...

Pois eu fico-me pelo saboreá-los mesmo. Mas que rica aventura a da cozinheira Lurdes, hein? ;)
Bjs!

Dina C disse...

Pois é assim mesmo Lurdes, nunca desistas, há-des conseguir!

Eu tenho uma receita de um bolo de chocolate que não tem erro, não é preciso bater é só misturar os ingredientes e é uma delícia. (Era uma receita da minha mãe). Eu tenho a certeza que tu vais conseguir, queres experimentar?

Bjs

Carracinha linda! disse...

Olá Lurdes,

Deixa lá...ás vezes também tenho grandes aventuras na cozinha. Se bem que nos últimos tempos as coisas até me têm saído bem. Ainda no outro dia fiz um bolo de café com cobertura de chocolate que estava uma delícia. Só de pensar até já fiquei com água na boca!!!

Beijinhos e boas aventuras culinárias!

Aragana disse...

Não desistas! Prá torta é o caminho!

Afgane disse...

Há que insistir amiga que isso nem sempre vai à primeira. felizmente safo-me bem na cozinha muito embora em termos de doces prefira a minha famosa mousse de chocolate caseira e como prato nada como uns bifes enrolados à moda da Beira Baixa.
Beijos

Maria disse...

Deixa estar que eu, até adoro fazer doçaria.. mas também me saem sempre mal..Por mais que siga a receita não consigo fazer o ideal.º

bjnho

Lurdes disse...

Parece que não és a única, Carpe!

E ficas tu muito bem, Mina!

Bem, já conto com mais desgraças, Dina, mas um dia hei-de conseguir. Digo eu! Manda lá essa receitinha pra ver se eu consigo fazer alguma coisa de jeito!

Bolo de café com cobertura de chocolate... até eu fiquei com água na boca, Carracinha, só de imaginar!

Obrigada pelo apoio, Aragana!

Afgane, no resto da cozinha eu também me safo, agora os doces... sabes o que almoçava hoje?! Uns bifinhos enrolados à Beira Baixa e de sobremesa, uma mousse se chocolate caseira. É que ía mesmo bem!

Maria, eu acho que o problema está mesmo nas receitas. Só pode!

Beijinhos pra todos

sofialisboa disse...

adorei esta tua aventura culinária, fizeste-me rir mesmo, és tão engraçada! no dia em que perderes o medo de fazer bolos vai te sair um linfo mesmo. acredita! sofialisboa

eumesma disse...

Ai, hás-de, hás-de eheheheh

Que grande odisseia a tua, para final de fds grande eheheh

Nina, o principal é a persistência, isso não éfalta de jeito, é só azares eheheh

Deixa lá que eu tb tenho não tenho histórias bonitas para contar, e já nem sei há qtos anos fiz o último bolo/ano...

Agora estou como a Mina, limito-me a saborear, mas já feito por outras mãos (instantaneos não, que não gosto, isso é só porcarias)
Que me lembro fazia bem Mousse de Chocolate, mas já lá vai tanto tempo...:-).
Cozinhar para quem ,é???

Bjs

Pedro Link disse...

Olá Lurdes
Confesso que tenho algum jeito para a cozinha (isto não é amaricado pois não???).
A vida Académica obrigou-me a desenrascar para alem das lições da Mãezinha.
Contudo, nem sempre as coisas me correram bem.
Lembro-me que deixei um tacho ao lume onde fazia uns rojões, e como ainda estavam atrasados – pensava eu – fui comprar o jornal a um kiosk que ficava numa esquina oposta a minha casa.
Demorei um pouco mais que o previsto, encontrei um amigo e demos um bocado á língua.
Escusado será dizer que quando cheguei a casa a nuvem de fumo era tão grande que tive dificuldade em chegar ao fogão.
Os rojões esses então, eram autênticos calhaus, o tacho ainda o aproveitei…nessa noite, decorou o contentor perto da minha casa.
Beijos e bom fim de semana

Bia disse...

Olá!
Mas que aventura ! E afinal o bolo ficou delicioso.
Não tenho geito para cozinhar, mas tenho mais ou menos geito para fazer bolos e adoro comê-los.
Continua a tentar!!!

Carraça disse...

Lurdes,

Deixa, nem todos temos de ter jeito para essas coisas e pelo menos estava comestível!
Bjs

Lurdes disse...

Já saíu Sofia, já saíu!!!!! (Essa nossa mania de rir das desgraças alheias...)

Persistência, Eumesma, é essa a palavra chave! Como tens razão, moça!
Mousse de chocolate... um dia destes podes convidar-me a mim!!

Amaricado, Pedro?! Isso é um verdadeiro achado!!! Sabes que as mulheres também se conquistam pelo estômago? Ah pois é!!!
Essa tua aventura... então o menino não sabia que os rojões é daquelas coisas que não se deve tirar o olho?! Mas tu és pior que as mulheres, Pedro! Ficar na rua à conversa depois de ter o tacho no lume... ficou o contentor decorado... e tu, sem jantar!

Bia, eu pra comer também tenho muito jeito! Pelo menos de sabor não estava mal... sabia a bolinho de laranja!!!

Sim, Carraça, pelo menos não foi pró lixo! Comido até à última migalha!

Beijinhos

Babe Certificada disse...

Menina, eu sou a rainha dos doces instantâneos e da comida take-away e acho impossivel estragar!

Bichodeconta disse...

Assim é que se fala amiga! Tenta, volta a tentar e um dia não distante ainda vamos ver aqui exposto um bolo maravilhoso..um abraço, ell