quinta-feira, outubro 18, 2007

BOLO DE CHOCOLATE

Eu já vos disse que é bom ter amigos? Já, não já?! Mas é que é tão bom que eu não me canso de o dizer!
Já viram o filme Ratatui? Lá diz-se que qualquer um pode cozinhar. Pois bem, a minha amiga Dina provou-me que qualquer um pode fazer bolos!
Depois de ler sobre o meu desaire pasteleiro, a Dina resolveu elevar a minha auto-estima e enviou-me por mail uma receita da mãe dela de um bolo de chocolate, que, segundo ela, eu não podia errar. E sabem que mais?!?! É que não errei mesmo! No Domingo fiz o bolo e saíu perfeitinho e muito delicioso!!!! Dina, aqui fica o meu agradecimento público pelo envio da receita, das dicas e por me encorajares nestas andanças. Agora é que eu acho mesmo que vou conseguir fazer a torta de laranja!
Fiquei tão feliz com o meu feito que resolvi partilhar convosco o bolinho, aprovado pelas manas. Vai uma fatia?!

Pronto, pronto, como eu também sou amiguinha, deixo-vos a receita:

BOLO DE CHOCOLATE À MODA DA MÃE DA DINA
Antes de começar, liga-se o forno para ir aquecendo ( a Dina diz que faz tudo no máximo e foi assim que eu também fiz) e põe-se água a ferver.
Numa taça mistura-se

1 caneca de açúcar
1 caneca de farinha
1/2 caneca de chocolate em pó
1 colher de chá de fermento em pó

mistura-se tudo bem misturadinho e a seguir juntam-se

2 ovos inteiros

mexe-se um pouco (até os ovos ficarem desfeitos) e de seguida junta-se aos poucos

1/2 caneca de água a ferver

não esquecer de ir mexendo sempre até se obter uma massa mais ou menos líquida e uniforme.
Depois, é só deitar numa forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha e vai ao forno que já está quentinho.
Ao fim de 25 minutos, vai-se vigiando, picando com um palito pra ver se já está pronto, e retira-se quando estiver. Et voilá, está pronta a obra-prima!

11 comentários:

Carracinha Linda! disse...

Hum...tem muito aspecto sim!!!

Com a hora do almoço a aproximar-se vinha mesmo bem uma fatia!!!!


Beijinhos

(Ass.-Uma gulosa incurável que ontem em menos de nada comeu um pacote de bolachas de chocolate chipmix...e que depois queixa-se que a balança é má)

Flash disse...

Manda-me uma fatia fininha por e-mail.
Pode ser?
É que tem tão bom aspecto...

Por falar nisso. Não disseste quem o fez! Insinuas que foste tu, mas achas que acreditamos?

Bju

Alexandrina (Xana) Lopes disse...

Foi ela sim, essa parte posso eu confirmar. E estava uma delicia de verdade!!

Bjs,
xana

Dina disse...

Não tens nada que agradecer, foi com o maior prazer que te dei a receita Nem sabes como fiquei embevecida ao lêr o teu post, principalmente por ter conseguido elevar a tua auto-estima.
O bolo ficou mesmo perfeito, parece que lhe estou a sentir o cheirinho, ao sair do forno, hummm... crocante por fora e quase húmido por dentro.
Parabéns, o mérito foi teu.
Beijinhos

mjf disse...

Olá!
Passei pelo seu cantinho e gostei( voltarei se não se importar)
Adoro bolo de chocolate...
Bom domingo

Giorgia disse...

anda uma mulher afastada das bloguices e quand chega há um bolinhode chocolate à espera... que maravilha! :)

beijinos enorms

LurdesMartins disse...

É só cortar uma fatia, Carracinha gulosa!

Flash, a Alexandrina também apareceu para o lanche e ela é testemunha! Fui mesmo eu! Sempre queres a tal fatia?!?!

Xana, obrigada por teres untado a forma (essa do óleo eu não sabia!)!

Estava mesmo bom, Dina! Até me apetecu mandar-te uma fatia por telefone ou assim... crocante e húmido, que bela combinação!!! Obrigada!

Nem sempre temos bolo de chocolate mas apareça sempre que lhe der vontade, Mjf!

Tás a ver Giorgia, que sortuda que a menina é!!!

Beijinhos

CarpeDiemBeHappy disse...

Pena que seja um bolo virtual!!

Obrigado por partilhares a receita, se quiseres aperfeiçoar a técnica leva Sábado um bolinho, pode ser este mesmo...eheheh

LurdesMartins disse...

Amanhã o bolinho é outro Carpe!

Beijinhos

Bichodeconta disse...

Bem que já ia uma fatia com uma enorme caneca de café.. VOU FAZER ESTE BOLO, POIS, ENGORDA MAS SABE BEM...

LurdesMartins disse...

Sabe muito bem, Bichodeconta!