segunda-feira, junho 05, 2006

PROBLEMA

Quando era mais nova, o meu Pai gostava de nos colocar (a mim e aos meus irmãos) adivinhas e problemas para nós decifrármos. Uns eram mais difíceis, outros mais fáceis, outros eram simplesmente pequenas ratoeiras de linguagem. Mas o que ele gostava mesmo era de nos fazer andar às voltas a tentar encontrar a solução!
Ainda hoje, e apesar da profissão, há problemas que só consigo resolver com papel e lápis e graças à matemática (afinal a matemática serve para alguma coisa...)! No entanto, era suposto resolvermos estes problemas de cabeça.
Alguém quer tentar um?:

Indo um gavião no ar e passando por cima de um pombal,
viu um bando de pombas e disse-lhes:
- Adeus cem pombas!
Mas elas responderam:
- Estás enganado gavião! Não somos cem!
Nós, outras tantas como nós, a metade de nós,
a quarta parte de nós e tu gavião, cem pombas são.

Quantas pombas estavam no pombal?

PS - E não, neste não há ratoeiras de linguagem e o gavião serve mesmo de pomba para a contagem.

19 comentários:

Anónimo disse...

Estavam noventa e nove pombas no pombal, mas depois não vá dizer ao seu pai que eu não acertei, senão isto vai servir para risota....Ah.Ah...........

Anónimo disse...

Professora, eu sei, eu sei!... noventa e nove, assim decompostas:
36+36+18+9+1=100!
será que é assim? beijinho....

Anónimo disse...

Estava há espera de ver aqui a resposta certa para confirmar!!!eheh mas sempre fui péssima para estes joguinhos...bolas!!!
Mas aposto que a florinda acertou :D
Beijos Lurdeee

Anónimo disse...

ups a esmeralda !!! queria eu dizer...

Anónimo disse...

??!!!#####&$#%&/))(!!!!!!
Ice

LurdesMartins disse...

Conselho de professora:
Convém ler muito bem a pergunta e tentar perceber o que se pede. Depois da resposta dada, deve-se ler novamente a pergunta e a resposta (para termos a certeza de que feito um raciocínio brilhante, não nos espalhamos na resposta).
Beijinhos

(Que vergonha Ice...)

Anónimo disse...

Professora, depois de muito pensar, acho que afinal no pombal não esta nenhuma pomba!...

LurdesMartins disse...

Na, na, na menina Esmeralda, nada disso... Volte por favor à sua primeira tentativa e pense...

Anónimo disse...

Ora então, professora, vamos lá ver se pego nisto a sério, antes que dê um tiro ao gavião....
é assim: o gavião passou por cima do pombal e viu um bando de pombas; pombas essas que estavam fora do pombal, não é assim? e também que foram as autoras da resposta, certo? então, se esse bando for composto por 36 pombas, dentro do pombal têem de estar 63! ou seja, correspondentes à soma de tantas quantas as que estavam fora (36), metade delas (18), e a quarta parte delas(9); Assim, as 36, mais as 63, mais o gavião que voava são 100!!!!
e esta, hem???????
se não estiver certo, eu juro que mato o gavião quando o vir sobrevoar a minha zona!!!!!!

Anónimo disse...

Eu acho que são 35 pombas.............

LurdesMartins disse...

Ah, ah, ah!!!!!!!
Agora percebo porque é quen o meu Pai se divertia tanto connosco...
Ah, ah, ah!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Olé!
O meu pai tem a mesma mania e já ouvi esta centena de vezes... parece-me injusto responder!
Bom fim-de-semana!
Beijocas grandes

LurdesMartins disse...

Ora então cá vai a resposta ao problema:

- Como a Mel bem sabe, a Ice teria obrigação de saber, a Esmeralda muito bem equacionou, levando a Pluma a pensar que estaria certa, a Alex e o sr. Pereira (apareça, será benvindo!) responderam, estavam 36 pombas no pombal!

LurdesMartins disse...

P/Florinda=> Prometo que não digo nada ao meu Pai! Mas eu já me ri bastante...
P/Esmeralda=> Depois de tão bem equacionado, espalhaste na resposta moça!!!! Se elas dizem "nós", são essas as pombas no pombal, não é?!?!? Depois perdeste a cabeça, não me admira que quizesses matar o gavião!! Pombas dentro, pombas fora...
P/Pluma=> Da próxima vez tens que te esforçar mais, ok?! Já sei, as princesas têm mais onde perder o deu tempo...
P/Ice=> É assim que guardas o que o teu Pai te ensina?!?!? Ai, ai...
P/Alex=> Sim senhora, muito bem! Aposto que fizeste uma equação e retiraste o valor de X...
P/Mel=> Nem que não se queira acaba-se por memorizar, não é?!?! Mas até que é bem divertido!

LurdesMartins disse...

Correcções:
Esmeralda
- Quisesses e não quizesses (estou farta de dar este erro... até parece mal!)
- ... espalhaste-te na resposta
Pluma
- ...onde gastar o seu tempo

Anónimo disse...

Quando era miudo também tive muitos problemas para decifrar este enigma... mas já não sei a resposta, apesar de reviver momentos de infância com a sua leitura!Obrigado.

LurdesMartins disse...

Olá Homem do Leme, sê benvindo!
A resposta está em cima, 36 pombas!
Parece que todos andamos um dia às voltas com o mesmo problema... Fico feliz por te ter relembrado bons momentos!

Anónimo disse...

meus deus, estou desapontadíssima comigo mesma; ia aqui a passar, li este "desafio", lembrei-me de quaão boa aluna era a matemática (há milhões de anos) e logo pensei: boa, uma equação, vou resolver. Peguei num lápis e papel aqui mesmo e redigi a equação com facilidade; e depois... depois fiquei a olhar para ela, e... nada. não me lembro de como se resolve uma equação, e estou frustrada, como me pude esquecer de algo que atá me dava tanto gozo fazer? como é que vou ajudar as minhas filhas quando forem para a escola? socorro, preciso de ajuda...

LurdesMartins disse...

P/Bea_trick=> Não desesperes, Vá lá... Esta até é fácil, eu ajudo-te:
Sendo X o número de pombas, tens a seguinte equação: X+X+X/2+X/4+1=100 (nós+outras tantas como nós+a metade de nós+a quarta parte de nós + tu gavião=100.
Agora a resolução levaria algumas linhas a explicar-te... Deixo-te os passos necessários pode ser que se faça luz na tua cabecinha:
4X/4+4X/4+2X/4+X/4+4/4=400/4
11X/4=400/4-4/4
11X=396
X=396/11
X=36
Dúvidas?!?!?
Se a coisa correr muito mal, pode ser que mais tarde as tuas filhas te ensinem a ti! :)
Beijinhos