terça-feira, março 30, 2010

A IDADE DOS PORQUÊS

Porquê esta coisa da hora de inverno e de verão, neste nosso rectângulozinho à beira-mar plantado, heim?
E já agora, porque é que temos a mesma hora que Inglaterra, por exemplo, e não a mesma que Espanha, que por acaso é aqui mesmo ao lado, heim?

6 comentários:

Anónimo disse...

Boa pergunta!!!!
Não sei, nem nunca ouvi nenhuma explicação acerca do assunto, mas gostava de saber.
Bjs.
Flor

Bolinha disse...

Não é mau de todo... É a maneira de eu sair do escritório ainda de dia...
Beijinhos

Anónimo disse...

Não sei se é verdade mas é o que consta na Wikipédia:
"A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz elétrica. Mas sua idéia não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão.[1] Mais tarde, em 1907, William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou persuadir, sem sucesso, a sociedade britânica a adotar a prática. O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial.[2]

Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde."

bjs
hh

Dina disse...

Portugal e Inglaterra terem a mesma hora tem a ver com o mesmo grau de latitude, se reparares Inglaterra fica mesmo por cima de Portual e conforme vais andando para a direita os paises vão aumentando 1 hora.

Bjs

Unknown disse...

Tambem já ouvi
e concordo com a versão da Dina...
Beijos
e boa Pascoa...

Unknown disse...

O que se aprende no teu Blog!!!

Bjs