sexta-feira, julho 20, 2012

UM XI APERTADINHO


Amigo é o tesouro mais preciso que podemos ter.
Amigo é a família que podemos escolher.
Amigo é aquele que nos conhece e mesmo assim gosta de nós.
Ter um amigo é bom. Mas ser amigo, é ainda melhor!

domingo, junho 24, 2012

SANTOS POPULARES VII


Lembraram-me hoje que me tinha esquecido que a tradição ainda pode ser o que era.

Este ano já venho tarde
E quase deixava passar
O mês dos Santos Populares
Aqui no Auxiliar.

Mas como gosto de tradições
E porque não a quero quebrar
Se ainda passas por aqui
Começa já a rimar.

Ainda sabes como é?

Há a caixa de comentários 
Que deves utilizar
Está mesmo no fundo do texto
E só tens de lá clicar.

Deixa a imaginação voar
E começa já a escrever
Ao santo mais popular
Aquilo que te apetecer.


quarta-feira, maio 09, 2012

A CONFUSÃO INSTALOU-SE

Já não sei se ria se chore.
O serviço de reclamações da TMN é uma palhaçada!!!
Com exemplos destes, percebe-se porque o país está no estado em que está. Quando tudo corre bem, tudo corre bem, quando os problemas surgem é que são elas.
Gravação de chamadas para efeitos de qualidade dos serviços... ahahhahhahhahahhhha.

sexta-feira, abril 06, 2012

SONHOS (?)

Gostava de ter a capacidade para perceber o que é verdade e o que é fita. Mas pra isso é necessária a distância e a frieza que, neste caso, não tenho.
Gostava de não tirar conclusões precipitadas e muito menos erradas. Mas pra isso também era preciso que não me ludibriassem tantas vezes.
Gostava de acreditar que sempre é tempo pra se mudar. Mas a realidade não mo deixa fazer.
Gostava de tanta coisa... mas não basta gostar.

terça-feira, março 27, 2012

MEIA DÚZIA

Seis.
Do latim sex.
Seis.
É o primeiro número perfeito e pode ser escrito como a soma de dois números primos.
Seis.
É a idade do Auxiliar de Memória.

sábado, março 17, 2012

AS PARTIDAS DO CORAÇÃO

CORAÇÃO
s. m.
. Órgão musculoso, centro da circulação do sangue.
. Parte exterior do corpo correspondente ao coração.
. [Figurado] Sentimentos.
. Sensibilidade, afeição, amor.
. Consciência.
. Coragem, valor.
. Voz secreta.
. Centro, parte mais central.
. Cerne (da árvore).

A minha definição, no momento:
- Aquele que prega partidas e não apenas quando está apaixonado.

É que 'o coração tem razões que a própria razão desconhece'. Não é, pai?!

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

FEVEREIROS

Envergonhadamente reparei que ainda nada tinha escrito aqui, no meu Auxiliar, este ano. E assim o mês de Janeiro ficou em branco. Mas foi por causa do segundo mês do ano que eu reparei nisso.
Vim à procura de uma foto de carnaval e eis que - e este era o propósito maior do Auxiliar de Memória - revivo situações que fazem já parte do passado. E engraçado, reparo que os Fevereiros ao longo destes anos, têm algo em comum. E não, não falo do facto de ser o mês mais pequeno do ano ou do dia dos namorados ou até mesmo do carnaval ou ainda dos aniversários da minha afilhada Anita ou sobrinha Alice. Falo de situações de chegada ou de partida. Falo de inícios ou de fins.
A venda da minha primeira casa, a constatação do exame falhado, o primeiro dia na minha nova casa , o início das quintas-feiras de arraiolos, o meu primeiro concerto na casa da música e o início do fim cujo fim aconteceu este Fevereiro. Estranhamente engraçada a vida...

sexta-feira, dezembro 30, 2011

VAI UMA ALHEIRITA?!

A minha mãe é uma trabalhadeira incansável! Como eu gosto desta velhota!!! E das alheiras dela também! ;)

terça-feira, dezembro 27, 2011

A PRIMEIRA IMPRESSÃO

Ao longo da minha vida e entre muitas outras coisas, aprendi que a primeira impressão que podemos ter de alguém , pode ser profundamente errada. No campo pessoal essa descoberta pode ser facilmente alcançada. Já no campo profissional, basta aquele mau início para acabar com qualquer outro tipo de contacto, ou havendo-o, servirá tão somente para nos colocarmos numa posição de defesa que nem sempre é a melhor. Muitas sinergias não acontecem por causa disto mesmo. Ou talvez não seja só isso... é que a verdade, a franqueza e uma má primeira impressão, associado àquele pequeno pormenor tão tipicamente português - o do exercício do poderzinho - acabam quase sempre por matar à nascença aquela que poderia ser uma boa solução para ambas as partes.

sexta-feira, outubro 28, 2011

NÓS PODEMOS SER O NOSSO MAIOR INIMIGO

Hoje lembrei-me de um raspanete que há alguns anos me deram no aeroporto Galeão Santos Dumont. É que às vezes, sem sequer repararmos, estamos a colocar em risco o modo de sobrevivência de alguém.

Já há muito que não ía ao Modelo do Norte Shopping. Está completamente renovado, muito bonito, muito bem cuidado, e, talvez não tendo mais área, está maior. E, novidade das novidades, com mais caixas para pagamento, muito embora a maioria sejam caixas electrónicas para uso do próprio cliente.
Não sei se pela novidade, se pela vontade de experimentar ou até por se achar que é mais rápido, na hora do pagamento a fila era maior para essas máquinas que para o caixa 'humano', que por acaso até era um rapaz.
Lá me pus eu na fila, para o caixa humano, obviamente. Tinha à minha frente uma rapariga novita e à frente dela estava uma senhora de idade a ser atendida. Não sei se pelo volume de compras, se pela falta de destreza causada pela idade, o que é facto é que aquela senhora empatou ali um bocadinho. O tempo suficiente para eu observar que a maior parte das pessoas que estavam a utilizar as ditas máquinas, se deparavam constantemente com algum tipo de dificuldade. E de vez em quando lá ía uma menina dar uma ajuda.

A evolução tecnológica veio desenvolver o mundo, facilitar a vida de todos nós. Mas, como tudo na vida, também trouxe efeitos negativos. E para este meu desabafo, evidencio a extinção de muitos postos de trabalho. Maximizaram-se produções, facilitaram-se os serviços, eu sei. Mas muitas pessoas ficaram sem a sua fonte de rendimento. É o progresso, dizem!
Mas agora pergunto eu: também será progresso termos de ser nós a fazer o serviço de caixa num super mercado? Saiem-nos por sinal as compras mais baratas por isso?
Foi exactamente esta pergunta que eu fiz ao rapaz do caixa, quando chegou a minha vez:
- Qual é o desconto que as pessoas têm por serem elas a fazer o seu serviço?
- Nenhum - diz o rapaz timidamente.
- E pelo que eu vejo, aquelas máquinas vieram substituír o serviço de pelo menos... humm... 2 pessoas. - continuei eu.
- De três! - diz o rapaz agora num tom mais desenvolto.
- E as pessoas preferem ser elas, mesmo assim, a terem esse trabalho... - rematei eu como quem pensa em voz alta.
O rapaz olhou pra mim, encolheu os ombros e sorriu. Um daqueles sorrisos de resignação, pareceu-me.

Se repararmos bem, o progresso já nos trouxe muitos retrocessos: já ninguém nos coloca o combustível no depósito do carro - somos nós que o fazemos e temos de pagar o mesmo; já quase não há pessoas nas portagens - agora até para o pagamento em dinheiro/cartão na hora, há já máquinas para o cliente utilizar; em frente ao computador fazemos nós mesmos os nossos pagamentos bancários - mas continuamos a pagar despesas de manutenção no banco; e muitos outros exemplos que todos nós podemos encontrar diariamente. Temos quase tudo no sistema de self-service, porque assim é o progresso.
Como cliente, passar a fazer qualquer serviço extra porque sai mais barato é uma coisa. Fazê-lo a troco de nada é outra. E, no caso do super mercado, alinhando nestas novas modalidades, é podermos estar a acabar com aquele que, eventualmente, poderia vir a ser o nosso sustento, dada a crise de desemprego que atravessamos, ou pelo menos o de alguém.

Há algum anos deram-me um raspanete no aeroporto do Rio de Janeiro, porque fui arrumar o carrinho que tinha utilizado para transportar a minha bagagem. E só depois percebi que aquela pessoa que ralhava comigo, estava a lutar pelo seu posto de trabalho. Se todas as pessoas fizessem o mesmo, ela deixaria de fazer falta.
Curioso, não é?!

quinta-feira, setembro 15, 2011

ACABAR É COM O MAU NÃO COM O BOM

Ontem tive necessidade de recorrer ao meu centro de saúde e fiquei a saber que, a partir de 1 de Outubro,  deixará de funcionar no horário nocturno e aos fins de semana. Ordens superiores e inquestionáveis.
Ora bem, reflectindo sobre o assunto e dado que este alargamento de horário não equivalia a horas extraordinárias nenhumas - estava estabelecido por contrato como horário normal dos funcionários - e muito provavelmente o local de substituição (SASU) precisará de mais pessoal para fazer face ao aumento da procura, pergunto se isto se trata de uma melhoria ou de uma contenção (?!) de custos.
Até parece que tem que se apagar a boa imagem que a Unidade de Saúde Familiar Horizonte ganhou.
Há coisas que eu não entendo. Mesmo. Mas é por estas e por outras que o nosso país não pode nunca andar prá frente.

segunda-feira, agosto 15, 2011

18 ANOS COM 20 DE EXPERIÊNCIA

Foi esta a formúla que a minha sobrinha Inês encontrou para que não me custasse tanto 'assumir' a idade que hoje se concretiza.
E também hoje, e finalmente, dei o meu primeiro mergulho do ano no mar. Obrigada, Fátima Magalhães pela insistência. Valeu a pena.

terça-feira, agosto 09, 2011

QUASE LÁ

Aproxima-se a passos largos o dia do meu natal.
Sempre gostei de comemorar aniversários mas este ano... este ano acho que não há nada que mereça ser comemorado. O que mudou? Eis a pergunta que me tenho feito constantemente e à qual ainda não soube responder.

quarta-feira, agosto 03, 2011

ANJO DA GUARDA

Acredito em Anjos da Guarda. Sei que tenho um e até sei quem ele é. Sei que ele vela por mim e que já muitas vezes me deitou uma mão. Voltou a acontecer sábado passado.
O IP4 é pra mim uma estrada já muito conhecida. Já perdi a conta às vezes que o percorri de cá para lá e de lá para cá. Mas o IP4 está a sofrer obras de alargamento (para passarmos a ter uma maior extensão da A4) e nem todos os desvios que têm de ser feitos estão assinalados da melhor forma possível. As constantes intromissões na faixa de rodagem contrária são imensas e a atenção redobrada que é preciso ter às vezes complica o percurso.
Lá ía eu na minha habitual viagem, tentando não perder o sentido dos inúmeros mecos que vão circunscrevendo o trajecto, quando de repente sinto que perdi a noção da estrada. Só já me apercebo que há uma acentuada curva a fazer quando de repente vejo um daqueles separadores de cimento (muito utilizado neste tipo de obras para também desviar o sentido da marcha) praticamente à minha frente. Naquele momento senti que talvez tivesse chegado a minha hora ou pior ainda, sei lá! Mas da mesma forma que fiquei com a vista completamente baralhada, coloquei o meu braço à frente da pessoa que me acompanhava - a minha irmã Fatinha, na vã tentativa de a proteger do impacto e acabei por conseguir controlar o carro de forma a manter-me no limite do caminho estabelecido, sem uma única mossa. Não ganhamos para o susto, como se costuma dizer. E a sensação de voltar a encontrar a estrada foi de um alívio tremendo.
Sei que foi ele. Sei que foi o meu Anjo da Guarda que nos protegeu. Sei que foi o meu avô António que não deixou que o meu carro se espatifasse contra aquele separador. E tive também a perfeita noção que os sinais que marcam a proibição de ultrapassar os 50 km/h, nesta altura de obras, fazem todo o sentido. Mesmo que uma viagem de 2h possa dar lugar a uma do dobro do tempo.

sexta-feira, julho 29, 2011

MOMENTO DE INSPIRAÇÃO


A vida é uma sequência infinita de degraus, uns mais gastos que outros, dependendo do número de vezes que os subimos e descemos.

terça-feira, julho 26, 2011

PENSAMENTO DO DIA

A vida é feita de pequenos nadas. E às vezes esses pequenos nadas são tudo...

quinta-feira, julho 14, 2011

TODOS PRECISAMOS DE UM



Sei que não sou o melhor poeta
Mas posso ser o teu melhor amigo
Ando a juntar a música à letra
Para te ajudar quando corres perigo

Por isso aceita esta minha oferta
E passa um bom bocado comigo
Eu sei que não sou o melhor poeta
Mas posso ser o teu melhor amigo

Tem dias em que a coisa se aguenta
Outros onde tudo parece negro
Sopra na brasa até vir a chama
O fogo ajuda a afugentar o medo

Tenta manter a tua porta aberta
O caminho é longo e eu conto contigo
Sei que não sou o melhor poeta
Mas sei que tu és o meu melhor amigo

Eu sei que tu és o meu melhor amigo

E eu sei que tu és o meu melhor amigo

domingo, junho 12, 2011

SANTOS POPULARES VI

Gosto de tradições. Por isso, fica aqui a deixa para se alguém a quiser apanhar: escrever pelos menos uma quadra ao Santo mais popular (até rimou).



Eis as minhas, que eu não faço isto por menos:

Nesta noite de Santo António
Estava eu a facebookar
Quando de repente me lembrei
Do meu querido Auxiliar.

É que esta época festiva
Já aqui é tradição
Venham portanto essas rimas
Antes que chegue o S. João.

E do S. João ao S. Pedro
É só mesmo um tirinho
Mas seja qual for o teu Santo
Brinda-o com um copo de vinho!

terça-feira, maio 31, 2011

PRIMEIRA COMUNHÃO

A minha amiguinha com nome de flor fez a sua Primeira Comunhão no sábado passado. Estava tão bonita!!!!
E para marcar a data, resolvi oferecer-lhe um presente para a vida, por assim dizer, feito por mim. Porque a minha pequena grande amiga merece.



terça-feira, maio 17, 2011

O NOSSO SONETO

Não queres falar de amor
Mesmo sendo ele que nos une
É como se sentisses terror
De vir a arder nesse lume.

Pra calar teu coração
Podes os lábios cerrar
Mas não tenhas a ilusão
Que assim o vais acalmar.

Ele é tonto, quase louco
Porque até mesmo com pouco
Consegue rejubilar.

Por isso um amor como o teu
Que é igualzinho ao meu
Não se pode, não se deve abafar.