quinta-feira, novembro 11, 2010
DIA DE COMER CASTANHAS E BEBER VINHO
Havia há muitos anos um soldado romano que, a cavalo, fazia as suas rondas pela cidade a ver se estava tudo em ordem. Uma vez, por alturas de novembro, saiu como de costume debaixo de uma chuva miudinha e fria. No caminho apareceu-lhe um velho pobre e quase nú que lhe pediu esmola.
Martinho, era assim que se chamava o cavaleiro, não tendo à mão nada que lhe dar, tirou a capa que levava aos ombros e, com a espada, cortou-a ao meio, cobrindo com metade os ombros regelados do mendigo e seguiu o seu caminho.
E não ia ainda longe, quando, sem mais nem menos, a chuva parou e um sol bonito raiou no céu. Dizem que foi o agradecimento de Deus a Martinho, pela sua boa acção.
E é por isso que ainda hoje, pela altura de S. Martinho, um sol radioso costuma aparecer e a que o povo chama o “ Verão de S. Martinho”.
A ver pelo tempo lá fora, este ano o Verão de S. Martinho deve ter sido ontem.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
9 comentários:
Até o S. Martinho está em crise...
Mas S. Martinho a sério, não é com vinho... É com abafadinho. Quer que lhe traga um bocadinho da Golegã?
(vizinha)
As coisas que a Lurdes sabe... juro que não conhecia esta lenda :))) nada como ler blogues. Sobretudo dos que sabem estas coisas. Já não me esquecerei nunca da razão do dia de S. Martinho
Sem saber o que é o abafadinho, mas sendo um nome tão atractivo, Ana, traga lá a coisa que eu provo! Até fazemos uma troca, eu ponho as castanhas e a Ana o abafadinho, que tal?! ;))
Ora Espumante, toda a gente aprende esta lenda na escola... não me diga que nesse dia ficou no recreio aos gambuzinos?!?!? :)))
Beijinhos aos dois.
Gostei de ler a lenda de S. Martinho, embora já a conhecesse.
Em Lisboa não choveu no dia de S. Martinho.
Bjs.
Bia
Óps!!!
Escrevi o endereço que não utilizo.
Já corrigi!
Não creio que seja atractivo o nome de "abafadinho", mas lá que eles existem, existem!...
Quanto ao vinho abafado, também designado por abafadinho, por ser generoso. É um processo em que é interompida a fermantação natural adicionando substancia alcoólica, normalmente aguardente. O vinho fica mais doce e com o teor alcoólico proporcional ao alcoól aditivado.
Conclusão abafadinho = generoso
Mas lá que o S. Martinho era generoso, não há a menor dúvida.
P.S: No S. Martinho ofereceram-me castanhas da serra de bornes..
Kaaaaaaaa fixi , eina, eina :)
Abraço
W.B
A sério, West?!??! Da minha Serra de Bornes?! Kaaaaaaaaaaaa fixi mesmo!!!!
Este ano também participei na apanha (2 diinhas apenas).
Beijinhos
West, já passa da meia noite e por isso mesmo faz hoje 8 dias que foi S. Martinho. Mas agora, agorinha, estou eu a comer castanhas cozidas (da Serra de Bornes) e a beber o bom do abafadinho(veio da Golegã)!
Seja com castanhas, jerupiga ou abafadinho,o importante é eternizar pequenos momentos. Que fazem sorrir o coração.
Mas, quer chova a "cantaros", faça sol, vento ou trovoada, amanhã (sábado)vou degustar as minhas castanhinhas da serra de borner,numa fugueirinha bem junto ao mar na costa alentejana.
Kaaaaaaaaaaaa fixi mesmo!!!!
Como o faço sempre que posso. Na Praia do Malhão entre Porto covo e Mil Fontes. Mas este ano é especial são da Serra de Bornes. Mas, não lhe conheço lugar mais honroso, para degustar tão nobre castanhinha.
Sim, isso mesmo, estou a falar de castanhinhas, não de bronzeados....
Que tenhas um fim de semana de Luz, com a energia do meu abraço....
P.S: Peninha, não partilhar com teu abafadinho da Golegã....
Jokinhas
WB
Enviar um comentário